segunda-feira, 28 de julho de 2014

Cada vez me convenço mais que aprendi tudo errado..., por Luís Capitão Pardal

Aqui vos deixo um "post" colocado pelo meu filho, Luís Pardal, em 3/9/2013, de que muito me orgulho e o qual venho aqui reproduzir, para memória futura... José Capitão Pardal
 
 
 
Perante tudo o que venho observando nos últimos tempos, nos jornais, nas televisões, na internet, cada vez me convenço mais que aprendi tudo errado.
Durante toda a minha vida me tentaram transmitir valores, que por sua vez eu tentei e tento passar ao meu filho, mas parece que entendi tudo ao contrário.

O que constato diariamente é que cada vez com maior facilidade se mata, se destrói, se mente, se queima, se maltrata, se engana, se trai, se humilha, se despreza, se julga, se critica, se ignora.
No entanto, coisas que eu pensava serem bastante simples se tornaram em tarefas difíceis e complicadas, ajudar, estender a mão, ser honesto, cumprimentar, perdoar, ser solidário, amar, ser amigo, agradecer, cumprir, pedir desculpa, parecem serem coisas com um nível de dificuldade tremenda.
Continuo teimosamente a acreditar no valores que me transmitiram e a achar que é muito mais simples segui-los que o contrário, mas admito que por vezes já me questiono se estou correto ou não.


Já repararam que até o simples ato de pedir desculpa e reconhecer um erro passou a ser conotado com uma humilhação pública, que jamais deverá acontecer, quando na realidade (eu acho) devia ser um ato de humildade que todos nos devíamos orgulhar de ter capacidade de fazer.


Enfim, gostava de continuar a acreditar que todos nós temos a capacidade de tornar o mundo um lugar um pouco melhor para viver!!!